A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Z


A  

Acção - palavra utilizada alternativamente a "stock" ou "share" para designar parte da posse de uma empresa, concedida em troca de capital.

Acordo de Recompra (Repurchase Agreement) - contrato entre um corretor e uma empresa (ou banco) com dinheiro-extra. A empresa compra valores ao corretor e concorda em voltar a vendê-los numa data futura (alguns dias depois) a um preço acordado. Quando as acções regressarem ao corretor, este espera ter encontrado um investidor a longo prazo para as comprar. Os acordos de recompra são chamados de REPOS.

Arbitragem (Arbitrage) - é uma transacção na qual um conjunto de securities são compradas e vendidas, de tal forma que a combinação produza um lucro sem risco.

Árvore Binomial - é um modelo de tempo discreto para descrever a evolução de uma variável aleatória, cujo valor cresce ou decresce mediante probabilidades dadas. O tamanho do movimento e as probabilidades são tipicamente escolhidas de modo a que o modelo binomial discreto tenha tendência para a distribuição normal.

Árvore Trinomial - é um modelo de tempo que descreve a distribuição dos activos. Após cada período de tempo, há três mudanças possíveis no valor dos activos (subir, descer ou constante).

Activos (Assets) - são quaisquer transacções pelas quais uma segunda entidade fica a dever dinheiro ao banco.

Actuarial credit model - é uma abordagem utilizada para estimar a distribuição das perdas para um portofolio de empréstimos.

Asset and Liability Management (ALM) - diz respeito ao estudo do cash flow gerado pelos activos e passivos da empresa, num determinado período de tempo, por forma a maximizar o retorno e minimizar a taxa de juro do risco.



B Top

Back Testing - consiste na validação de um modelo usando dados históricos, ou seja, comparando as previsões do modelo com as realidades históricas.

Banco - é uma instituição que trabalha com dinheiro e (mais importante) cria dinheiro através de empréstimos que só precisam de ser pagos numa data futura. Existem muitos tipos de bancos (Banco Central, Banco de Compensação, Consórcio de Bancos, Banco de Investimento, Banco de Negócios, Banco Emissor, Banco Privado, Banco de Poupanças e Banco Universal) e a principal diferença entre eles é o ênfase dado por eles aos diversos serviços bancários. Estes incluem o seguinte:

 

1. receberem depósitos dos clientes e pagarem juros sobre esses depósitos (o custo de terem o usufruto do dinheiro durante um período de tempo);

 

2. conceberem empréstimos a pessoas que têm probabilidades de fazerem bom uso deles. É o que os bancos fazem para ganharem juros suficientes para pagarem aos seus depositantes;

 

3. transferência de dinheiro. Serviço que permite aos clientes de um banco transferirem fundos directamente da sua conta para a conta de outra pessoa noutro banco. Este serviço é proporcionado por meio de cheque, autorização de pagamento e débito directo;

 

4. serviços de aconselhamento. Particularmente, aconselharem empresas sobre como e onde obterem capital e, posteriormente, proporcionarem a obtenção do capital;

 

5. emprestarem o seu bom nome para auxiliarem clientes em quem confiam;

 

6. fornecerem serviços a outros bancos de forma a, por exemplo, compensarem fundos entre eles. Esta é uma função principal dos Bancos Centrais;

Os três primeiros destes serviços são fundamentais para o negócio dos Bancos Comerciais; o quarto e o quinto são serviços que proporcionam ganhos de honorários e que estão no centro do negócio dos Bancos de Negócios. Actualmente, os bancos oferecem um leque de serviços mais alargado, tais como seguros, seguros de vida, etc.

Bank for International Settlements (BIS) - é um Banco Central para banqueiros centrais situado na Suiça. É um local de encontro, uma autoridade reguladora multinacional e uma câmara de compensação para as reservas de muitas nações.

Basel Capital Accord - Pensado em Julho de 1988 pelo Basle Committee on Banking Supervision. Em Janeiro de 1996, o comité anunciou propostas de supervisão para aplicar cargas/encargos aos riscos de mercado assumidos pelos bancos. Os requisitos da proposta foram implementados no final de 1997.

Bilhete do Tesouro - um instrumento de curto prazo emitido por um governo, normalmente com uma maturidade de 3 meses. Os bilhetes de tesouro são normalmente vendidos com desconto, e o seu rendimento é um importante indicador das tendências das taxas de juro.

Binary Option - é uma option que paga um montante fixo se o activo subjacente satisfizer uma condição pré-determinada, mas não em caso contrário.

Bolsa de Valores - o local físico onde os valores são comprados e vendidos.

Book Capital - é o valor contabilístico líquido do banco, ou seja, é o montante de capital que o banco realmente detém.



C Top

Caixa Automática (Automated Teller Machine - ATM) - máquina que pretende efectuar grande parte das operações de um caixa bancário. As caixas automáticas (ATMs) devem distinguir-se das "cash dispensers", que são pouco habituais em Portugal. Nas "cash dispensers" só se podem efectuar levantamentos; as caixas automáticas disponibilizam muitas mais operações. Recebem pedidos de livros de cheques, fornecem saldos e até recebem depósitos.

Call - ordem de uma empresa a um accionista para o pagamento de acções que foram emitidas como parcialmente pagas.

Câmbio - meio através do qual se efectuam os pagamentos entre um país e outro.

Capital - é o valor líquido de um banco, ou seja, é a diferença entre o valor dos activos e o valor dos passivos. É determinado pela fórmula: Capital = valor nominal do Activo - Passivos - Provisões

Capital Asset Pricing Model (CAPM) - modelo que relaciona a taxa de retorno requerida para qualquer security com o risco associado a essa security, medido por Beta.

Capital de Risco - é a máxima perda possível ao longo de um horizonte de tempo específico e dentro de um dado intervalo de confiança.

Capital Económico (Economic Capital) - é o capital que os bancos devem ter disponível no início de cada ano para assegurar que a probabilidade de ruptura durante esse ano é reduzida.

Cartas de Crédito (Letters of Credit) - um acordo com um banco para obter pagamento, normalmente no estrangeiro. Um banco escreve uma carta a outro banco na qual dá o direito a uma terceira parte de levantar o dinheiro até uma certa quantia, uma quantia pela qual o autor da carta se torna responsável. Parece complicado, mas não é. O primeiro banco escreve normalmente a carta a favor de um cliente (cuja a conta é debitada na quantia em questão). Este cliente está a comprar algo do cliente do segundo banco que quer ter a certeza de conseguir o dinheiro antes das mercadorias serem embarcadas.

Clientes de retalho (Retail customers) - clientes que não pedem aos bancos grandes montantes de dinheiro.

Cobertura - fundos que proporcionam protecção contra perdas ou que garantem o pagamento de um passivo. A cobertura do dividendo refere-se ao número de vezes que o pagamento de dividendos de uma empresa pode ser coberto pelo seu lucro total antes de impostos (ganhos).

Colateral ou Caução (Collateral) - são securities ou outras propriedades prometidas por um devedor para assegurar o pagamento de um empréstimo.

Collaterised Mortgage Obligation (CMO) - garantia que é suportada por um conjunto de obrigações hipotecárias, isto é, o emissor de uma CMO tem a CMO como um passivo e as obrigações hipotecárias como um activo.

Company Risk - ver Operating Risks.

Correlação - é a medida do grau de relação existente entre as mudanças que ocorrem em duas variáveis distintas. A correlação varia entre - 1 (perfeita correlação negativa, a variável move-se na direcção contrária) e + 1 (perfeita correlação positiva, a variável move-se na mesma direcção).

Cotação - o que uma empresa recebe quando é cotada numa bolsa de valores reconhecida. Para obter uma cotação, a empresa tem que estar dentro de certas normas estabelecidas pela bolsa. Daí para a frente, a empresa terá que manter níveis prescritos de abertura. Em compensação, a bolsa torna as acções da empresa comercializáveis, fornecendo um preço um preço e um meio através do qual compradores e vendedores se podem juntar.

Crédito (Credit) - uma quantia de dinheiro disponível para usar. Pode vender coisas às pessoas cujo crédito for bom.

Credor (Creditor) - uma empresa ou indivíduo a quem é devido dinheiro por um devedor.

Curto Prazo - considera-se que um empréstimo com uma maturidade original de menos de 12 meses é de curto prazo.

Curva de Rendimento (Yield Curve) - é a estrutura temporal de taxas de juro de um produto financeiro. A curva de rendimento é construída a partir da relação que se estabelece entre a taxa de rendimento anual de um título, supondo que se mantém o título até à maturidade, e o período de tempo que falta para o título atingir a maturidade.

Custo de Substituição - custo de substituir qualquer activo que enfraqueceu com o tempo. Para as empresas se assegurarem de que têm capital suficiente para substituírem fábricas e equipamentos velhos quando necessário, fazem todos os anos e cálculo desses custos relativamente aos lucros.

Custo de Oportunidade - há duas definições: (1) o que os investidores perdem por não terem posto o seu dinheiro no activo de maior rendimento que estivesse disponível; (2) o montante máximo de lucro que poderia ter sido obtido se os factores de produção tivessem tido outros usos.

Custo de Capital - média dos custos dos vários tipos de capital de uma empresa: acções, obrigações, empréstimos, lucros, etc. O custo de um empréstimo é o juro pago sobre ele; o custo de uma acção é o dividendo. O tratamento dos impostos sobre estes custos (juros e dividendos) varia de tal forma que normalmente é mais atractivo para as empresas pedir empréstimos do que angariar novos capitais próprios.



D Top

Debt Rating - é o valor (medida qualitativa) de crédito do qual o banco é merecedor e corresponde à Probability of Default do banco (medida quantitativa).

Delta - é a primeira derivada do preço (P), tendo em conta o valor do stock (S). É a aproximação linear de quanto mudará o valor do portfolio resultante da variação de uma unidade no valor da option.

Derivados - termo genérico para designar activos financeiros que "derivam" de outros activos financeiros - por exemplo, uma opção para comprar uma obrigação do tesouro: a opção (um activo financeiro) deriva da obrigação (o outro activo financeiro).

Desconto - tem dois significados: (1) o verbo significa vender a um preço reduzido; (2) o nome refere-se à própria redução do preço. Um desconto em dinheiro é a redução do preço feita a alguém que paga imediatamente os produtos em dinheiro ou equivalente. Um desconto comercial é uma redução do preço feita a alguém que está no mesmo ramo de comércio que o vendedor. Por exemplo, um grossista de vestuário faz um desconto ao dono de uma loja de roupas.

Desvalorização - descida súbita do valor de uma moeda em relação às outras moedas. As desvalorizações ocorrem quando as despesas de um país aumentaram mais rapidamente do que as dos países concorrentes e quando as suas exportações já não são competitivas a nível do preço.

Duração - é a medida da sensibilidade da taxa de juro para o valor de um bond ou empréstimo (variação média). Este medida pode ser bastante importante porque, ao sabermos a duração e os possíveis movimentos futuros da taxa de juro, podemos medir quanto o banco irá perder na sua carteira de bonds. Por exemplo, se um bond tiver uma duração de 7, significa que o valor do instrumento declinará em 7% se a taxa de juro subir 1%.

Duração € - é a medida da sensibilidade da taxa de juro para o valor de um bond ou empréstimo (variação absoluta).



E Top

Empréstimo - transacção na qual o dono de propriedade (normalmente dinheiro) permite que alguém (o mutuário) utilize essa propriedade. Como parte da transacção, o mutuário normalmente concorda devolver a propriedade após um certo período e pagar um preço por tê-la utilizado. No caso de a propriedade ser dinheiro, esse preço é chamado juro.

Equities - são também conhecidas como Acções ou Stocks. Os detentores das equities possuem propriedade na companhia e têm direito aos lucros após o pagamento de todas as obrigações.

Especulação - é a acção de compra ou venda de activos ou produtos financeiros, com base em determinadas expectativas sobre a evolução futura da sua cotação no mercado. O objectivo é a obtenção de ganhos proporcionados pela antecipação do futuro movimento dos preços, num processo de transferência do risco de preço entre operadores.

Exposição de incumprimento (Exposure at Default) - é o montante em dívida na altura de incumprimento. O EAD é também conhecido por equivalência de empréstimo.



F Top

Facility - é um acordo entre o banco e a empresa, dando permissão à empresa para retirar dinheiro do banco sobre certas condições pré-especificadas. Uma linha de crédito é um exemplo de uma facility.

Factores de Risco - são os factores específicos do modelo que conduzem a evoluções nas taxas de atribuição de preços.

Failure Risk - ver Operational Risk.

Falência - condição de um falido, isto é, uma pessoa ou organização que foi julgada incapaz de pagar as suas dívidas por um tribunal. Um falido é privado de muitos poderes. Os bens de um falido passam para as mãos de um "trustee" de falência que está autorizado a dividi-los pelos credores.

Flotation - lançamento de uma emissão de obrigações ou capitais próprios num mercado de capitais.

Fluxo Monetário (Cash Flow) - montante de dinheiro que passa por uma organização (ou indivíduo) num dado período. Para uma empresa, o fluxo monetário é a soma dos seus novos empréstimos mais o dinheiro de qualquer emissão de acções, mais o lucro dos seus negócios, mais qualquer depreciação. Uma empresa pode estar a registar aumento de lucros ano a ano enquanto que o seu dinheiro (cash) está a regredir em vez de fluir.

Forward Rate Agreements - é um contrato de empréstimo em que a taxa é fixada no início, mas o banco só entregará o dinheiro do empréstimo numa altura futura acordada por ambas as partes.

Futuros (Futures) - sendo um contrato a prazo, é um compromisso de compra ou venda de um activo a executar em data determinada e a um preço definido no momento em que o contrato se conclui.



G Top

Gamma - é a segunda derivada do valor da option e descreve quanto mais o seu preço irá variar dentro da aproximação para o delta.

Garantia (Guarantee) - compromisso assumido por uma terceira parte de se responsabilizar por um passivo (um empréstimo bancário, por exemplo) no caso de a parte do passivo (por exemplo, quem pediu o empréstimo) fugir ou não o conseguir pagar dentro do prazo. Para ser legalmente válida, uma garantia deve ser feita por escrito.

Gestão do Risco - é o controlo e a limitação dos riscos assumidos por uma organização, devido à sua exposição a mudanças em variáveis financeiras de mercado.

"Greeks" - medida standard de sensibilidade (deltas, gammas e vegas), usadas muitas vezes para medir as mudanças nos portfolio, resultantes das alterações nas taxas correntes de mercado.



H Top

Hurdle Rate - é a taxa de lucro pretendida pelo banco (retorno esperado por cada uma das unidades de negócio).



I Top

Incumprimento - falta de pagamento de um empréstimo, de acordo com os termos de um contrato. A partir do momento em que quem pede o empréstimo não o paga, há várias medidas legais que um emprestador pode accionar para tentar recuperar o dinheiro ou tomar posse de qualquer valor que suporte o empréstimo.

Intervalo de confiança (Confidence Interval) - é um intervalo específico para uma variável aleatória, com uma probabilidade associada à variável. Por exemplo, se o intervalo de confiança a 95% para X é de 2 a 10, existe 95% de probabilidade de a variável X estar contida entre 2 e 10.

Instrumentos de Débito - acções que proporcionam taxas de desconto nos pagamentos, mas que não são propriedade de quem as emite (exemplo dos bonds).

Integrated VAR - é uma medida que leva em consideração risco de crédito e de mercado e possivelmente outros riscos.



J Top

Juro - existem dois significados: (1) o preço do dinheiro ao longo do tempo. Se a taxa de juro for de 8% ao ano, pedir um empréstimo de 100 euros por um ano inteiro custará 8 euros, quando calculados como juro simples. O juro composto implica o pagamento de juros sobre o principal e sobre os juros corridos também. Então, se o prazo para o pagamento do juro é de seis em seis meses, mas é pago apenas anualmente, o juro devido seria de 8% sobre os 100 euros por seis meses (isto é, 4 euros) mais 8% sobre 104 euros por seis meses; (2) a parte de alguém numa propriedade, como em "ela tinha uma quota de 50% da firma".



L Top

Legal Risk - é o risco de perdas de natureza jurídica, isto é, o contrato não exerce obrigatoriedade (o tratamento deste risco ainda está em aberto).

Liabilities (Passivos) - refere-se a todas as transacções pelas quais o banco deve dinheiro a terceiros (geralmente não se incluem aqui as equities detidas pelos accionistas, ou seja, diz respeito somente ao débito).

LIBOR (London Interbank Offered Rate) - é a taxa de juro que os bancos, em Londres, praticam nos empréstimos entre si. Esta taxa é utilizada como base para o cálculo de taxas de juro de diversas operações.

Liquidação - distribuição dos activos de uma empresa após esta ter cessado a actividade. Os activos são divididos pelos credores da empresa.

Liquidity Risk - é o risco de perda resultante de custos associados a uma liquidação.

LISBOR (Lisbon Interbank Offered Rate) - é a taxa de juro que os bancos estabelecidos em Lisboa praticam para empréstimos entre si.

Locação Financeira (Leasing) - aluguer de bens de capital ou equipamento por fabricantes de forma a evitar o custo de os comprar e pagar a pronto. Uma instituição financeira compra os bens de capital, compara o custo capital com o seu rendimento tributável e aluga os bens a um fabricante.

Longs - títulos da dívida pública do Reino unido com uma maturidade de mais de 15 anos. Também são chamados acções a longo prazo. Diz-se que os investidores são long numa acção quando a sua oferta de acções mais os seus compromissos para as comprarem excedem os seus compromissos para as venderem.

Lucro - para um economista, o lucro é o que resta de uma empresa após o pagamento de todas as contas. O lucro é a recompensa do investidor pelos riscos que corre. Para contabilistas mais práticos, o lucro é a diferença entre as receitas das vendas e custo total da sua produção. O lucro líquido antes dos impostos é o que resta após se deduzirem todos os custos monetários das receitas de vendas, isto é, salários, aluguer, combustível, matérias-primas, juros e depreciação. O lucro bruto e o lucro líquido antes de impostos, e antes dos juros a da depreciação.



M Top

Mais-Valia (Capital Gain) - lucro da venda de um activo (acção ou obrigação).

Mark-to-market - é o valor actual do portfolio, ou seja, aquilo que teríamos de gastar para comprar a Posição actual.

Maturidade - tempo que falta para o instrumento de débito expirar.

Mercado de Capitais (Capital Market) - qualquer mercado para os instrumentos financeiros de longo prazo (como acções e obrigações) que constituem o capital de uma empresa.

Mercadoria (Commodity) - bens que são normalmente vendidos por grosso. As mercadorias mais valiosas (pelo volume de negócios) são o petróleo e o ouro.

Modelo Binomial - qualquer modelo que incorpore uma Árvore Binomial.



N Top

Ainda não estão disponíveis quaisquer termos começados pela letra seleccionada.



O Top

Obrigação (Bond) - é um instrumento de débito de longo prazo que representa uma obrigação contratual por parte do emissor em pagar juros e repor a quantia inicial. É um instrumento que rende juros, emitido por governos, empresas e outras organizações, e vendido a investidores de forma a aumentarem o seu capital. As obrigações podem ser compradas e vendidas muitas vezes no mercado secundário antes de serem finalmente resgatadas. São vendidas com desconto (ou prémio) sobre o seu valor facial, reflectindo o referido desconto (ou prémio) a diferença entre a taxa de juro (fixa) inscrita no cupão da obrigação e a taxa de juro no mercado actual.

Operational Risk - (também chamado de Failure Risk) é o risco de perda devido a possíveis falhas operacionais que vão desde trading não autorizado, fraude, falhas de comunicação e de redes digitais, até catástrofes naturais.

Operations Risk - Cobre percas realizadas nas operações de back-office dos processos de trading. Isto inclui: (1) entradas de trades incorrectas; (2) informação falaciosa; (3) quebra no sistema informático; (4) destruição da base de dados; (5) percas devido à falha do vendedor em processar correctamente as trades. O termo também pode incluir fraudes (internas ou externas) devido a procedimentos pobres.

Operating Risks - Engloba os riscos de uma empresa não financeira.

Opção de Compra (Call Option) - contrato para a compra de um número de acções a um determinado preço (o preço de exercício) dentro de um certo período de tempo. Exerce-se uma opção de compra quando o preço de pronto pagamento é mais elevado do que o preço de exercício. Se não for exercida, a opção expira no final do período de tempo estipulado.

Opção de Venda (Put Option) - uma opção que dá o direito de vender um número fixo de valores a um preço específico (o preço de exercício) dentro de um período de tempo específico.

Opções (Options) - é um contrato a prazo especial, nos termos do qual o comprador ou o vendedor de uma opção adquire o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um dado activo, a um preço previamente convencionado.

Orçamento - plano (ou estimativa) dos gastos e receitas relativamente a um período específico no futuro. Num orçamento equilibrado, gastos e receitas são iguais. Os orçamentos são necessários porque as receitas e os gastos não ocorrem ao mesmo tempo.



P Top

Perda por incumprimento (Loss in the event of default (LIED)) - LIED é a perda vista como uma percentagem da exposição de incumprimento. Também é vista como uma perda devido ao incumprimento(LGD) ou severity(S).

Portfolio - colecção de activos financeiros pertencentes a um único proprietário. Um portfolio diversificado contém uma mistura de coisas, como acções, depósitos bancários, ouro, obrigações do governo, etc.

Portfolio Eficiente - é um portfolio que é totalmente diversificado e que, para qualquer taxa de retorno, não há nenhum outro portfolio que apresente menos risco e que, para qualquer outro nível de risco, não há outro portfolio que forneça retornos mais elevados.

Posição - determina a quantidade e o tipo de cada instrumento financeiro, num dado momento, contido no portfolio.

Previsão (Forecasting) - o instinto humano de tentar predizer o futuro encontra-se em todo o lado, especialmente no que está relacionado com o campo financeiro. Qualquer grau de certeza acerca do futuro que não seja do conhecimento geral promete ganhos enormes aos que possuem esse conhecimento.

Probability of Default - probabilidade de incumprimento nos pagamentos. A Probability of Default é determinada pela quantidade de riscos que o banco assume, comparado com o montante de capital que detém.

Processing Risks - ver Operations Risks.

Provisões - dinheiro que um banco põe de lado, retirado do seu lucro, para compensar as suas dívidas duvidosas, isto é, empréstimos que pensa que não serão pagos na totalidade. Há dois tipos de provisões: Provisões Específicas (são feitas contra pessoas específicas e identificáveis, que pedem empréstimos e que provavelmente não os pagarão); e Provisões Gerais (não estão relacionadas com pessoas específicas, mas baseiam-se num palpite sobre o que as condições de mercado esperadas podem significar para pessoas que poderão pedir empréstimos e que ainda não foram identificadas).

PSI-20 - é o índice de referência do mercado de bolsa nacional, reflectindo a evolução dos preços das 20 emissões de acções de maior dimensão e liquidez seleccionadas do universo das empresas admitidas à negociação no Mercado de Cotações Oficiais. A capitalização bolsista das emissões que compõem o índice PSI-20 é ajustada pelo Free-Float, não podendo cada emissão ter uma ponderação superior a 20% nas datas de revisão periódica da carteira. O PSI-20 foi lançado com uma dupla finalidade: (1) servir de indicador da evolução do mercado accionista nacional; (2) servir de suporte à negociação de contratos de futuros e opções. Devido às suas características, o índice PSI-20 tem vindo a ser seleccionado pelo mercado para servir de subjacente a produtos estruturados, cuja rentabilidade depende, de uma ou de outra forma, do comportamento do mercado bolsista português.



Q Top

Ainda não estão disponíveis quaisquer termos começados pela letra seleccionada.



R Top

Rácio Loan-to-value - rácio que determina a percentagem do montante do empréstimo relativamente ao valor da sua casa.

RAROC (Risk-Adjusted Return On Capital) - é o lucro líquido esperado ajustado ao risco (ENP) a dividir pelo capital económico (EC) que é necessário para suportar a transacção. O seu cálculo divide os retornos realizados do portfolio pelo capital em risco, na tentativa de ajustar plenamente os retornos conseguidos aos riscos assumidos. Por outras palavras, dá-nos a percentagem do retorno que é esperado por cada unidade de risco (tal como definido na secção anterior - economic capital).

Rating - é a classificação duma operação financeira de uma empresa do ponto de vista do risco. O rating é atribuído, de forma sintética, por combinações de letras e/ou números, do tipo AAA (capacidade extremamente forte, grau de risco nulo), AA (capacidade muito forte, grau de risco praticamente nulo), A (capacidade forte), BB (capacidade média), ... e assim por diante, em ordenação decrescente. A classificação dada pela agência de rating refere-se à operação em si, e não à empresa emitente como um todo, embora a situação desta não possa deixar de ser considerada como fundamental, uma vez que o objectivo é avaliar e divulgar a capacidade que a mesma apresenta, para satisfazer o serviço da dívida nas datas previstas.

Regulatory Capital - é o montante mínimo de capital que o banco deve deter segundo as entidades reguladores (no caso de Portugal, a entidade é o Banco de Portugal).

Required Economic Capital - é o montante de dinheiro que os accionistas põem como reserva no início do ano, para que as operações de troca possam continuar a seguir a sua estratégia mantendo o debt rating desejado.

Reservas - fundos-extra que são guardados por organizações para fazerem face a despesas futuras. O capital e as reservas de uma empresa são os fundos que pertencem aos seus accionistas, isto é, uma amálgama do capital original que investiram e das reservas que foram postas de lado provindas dos rendimentos anuais da empresa. As instituições financeiras como os bancos têm que manter as suas reservas a um nível ordenado pelos seus supervisores. As suas reservas são a primeira linha de defesa contra uma decisão dos clientes de um banco de levantarem o dinheiro depositado.

Retorno - é o pagamento ao detentor da security acrescido da variação sofrida por este valor (usualmente determinada por taxa de retorno).

Rho - é a primeira derivada do preço da option em relação à taxa de juro e representa quanto o valor da option (P) irá mudar se a taxa de juro (r) mudar.

Risco - probabilidade que o retorno real de um investimento seja diferente do retorno esperado por esse mesmo investimento.

Risk-free - o mesmo que taxa nominal.

ROA (Return On Assets) - é o resultado do lucro dividido pelo valor do portfolio em dólares.

ROE (Return On Investment) - é a percentagem de crescimento do valor da equity.



S Top

Securities - o mesmo que títulos de crédito.

Seguro - contrato entre duas partes (a seguradora e o segurado) no qual a seguradora (normalmente uma companhia de seguros) concorda em reembolsar o segurado por perdas claramente definidas. Isto é feito em troca do pagamento de um prémio regular. Essencialmente, este é um método de transferir o risco de um indivíduo para um grupo maior (o grupo de todos aqueles que pagam prémios à seguradora).

Shareholder - pessoa que detém acções do banco (accionista).

Short - realizar um negócio de venda de valores que o vendedor ainda não possui de facto. O vendedor espera que os preços dos valores tenha baixado quando tiver que os entregar, para que possa obter lucro.

Simulação de Monte Carlo - é a simulação dos movimentos de mercado, nos quais um activo ou um portfolio são expostos repetidas vezes de acordo com vários cenários de simulação.. O resultado é uma distribuição com os ganhos e perdas do portfolio, através dos quais podemos calcular a média ou os 5% para obter o valor do VAR.

Solvabilidade (Credit Rating) - avaliação formal da confiança a nível de crédito de uma empresa e da sua capacidade de cumprir os prazos de pagamento.

Spots - é uma das maneiras de negociar o câmbio das moedas, em que o estabelecimento da taxa de câmbio é feito num dia, ou seja, são acordos prévios sobre quanto será a taxa de câmbio numa data futura.

Spread - é a diferença entre o preço oferecido e o preço pedido ou entre uma taxa de compra e uma taxa de venda em determinado produto financeiro.

Swap - é um contrato entre duas entidades que acordam trocar pagamentos em várias datas futuras previamente especificadas. O montante dos pagamentos é determinado por uma fórmula que está no contrato e que especifica o valor dos pagamentos tendo em conta os factores de mercado, tais como taxas de juro de curto prazo, taxas de câmbio e o preço dos bens.



T Top

Taxa Nominal - é a taxa livre de risco não considerando o spread do banco (risk-free).

Taxa Real - é a taxa realmente paga pelos clientes.

Taxa Variável - taxa de juro que muda conforme o custo dos fundos.

Theta - é a primeira derivada do valor da option (P) em relação ao tempo (T) e representa quanto o valor da option irá mudar se o tempo de maturidade mudar.



U Top

Ainda não estão disponíveis quaisquer termos começados pela letra seleccionada.



V Top

Valor (Value) - Valor é uma medida subjectiva de mérito: o que qualquer coisa vale para o seu proprietário. No marketing pode ser descrito como a arte de fazer como a arte de fazer com que os consumidores sintam que conseguiram pelo menos "valor por dinheiro"; ou seja, o produto (e todas as suas associações) vale para eles pelo menos tanto como o que pagaram por ele.

Valor Acrescentado (Added Value) - a diferença entre o que a empresa gasta ao comprar materiais do exterior, e o que recebe da venda dos produtos. Deste valor acrescentado, a firma tem de pagar salários, rendas e juros. O resto é lucro. Calcular o valor acrescentado em fases diferentes do processo de produção pode ajudar uma empresa a identificar as partes mais lucrativas do seu ramo. Pode mostrar que determinados processos deveriam ser comprados mais baratos do exterior.

VAR (Value At Risk) - número que pretende medir a quantidade máxima possível de dinheiro que será perdida em cenários que serão extremamente desvantajosos mas normais de ocorrerem.

Vega - descreve a sensibilidade do valor da option (P) à sensibilidade (s). É a primeira derivada do valor da option em relação à volatilidade.

Volatilidade - frequentemente utilizado para se referir ao tamanho e à frequência das flutuações no preço de uma securitie ou no índice de um mercado de valores.



X Top

Ainda não estão disponíveis quaisquer termos começados pela letra seleccionada.



Z Top

Ainda não estão disponíveis quaisquer termos começados pela letra seleccionada.