ANTES DO INÍCIO
Lafayette Ronald Hubbard nasceu em Tilden, EUA, em 10 de março de 1911. Era filho de Ledora May Hubbard e Harry Ross Hubbard.
O seu pai havia nascido com o nome de Henry August Wilson em Fayette, Iowa, EUA. A mãe do seu pai morreu no seu nascimento e ele foi adoptado pelo casal James Hubbard e mudaram-lhe o nome para Harry Ross Hubbard.
Os Wilson eram um clã escocês intimamente ligado a feitiçaria. Vários dos seus membros emigraram para os EUA.
Aos 11 anos de idade, Ron e a mãe foram viver para San Diego, o porto de abrigo do navio USS Oklahoma onde seu pai trabalhava. Nesse mesmo ano viajam para Washington DC onde Ron dá entrada na Escola Americana de Contabilidade.
Em março de 1924, com 13 anos, Ron torna-se um Escoteiro Águia. No final desse ano mudam-se de novo para a costa ocidental, para Seattle, WA, o novo porto do navio.
No ano escolar 1925/26, Ron esteve na Escola Superior de Bremerton, em Washington, enquanto seu pai estava estacionado perto dali em Puget Sound.
No ano 1926/27, Ron esteve na Escola Superior Rainha Ana em Seattle. A 5 de abril de 1927, o pai de Ron parte para a Estação Naval de Guam (território americano no pacifico) e Ron e a mãe juntam-se-lhe semanas mais tarde.
Mas em setembro de 1927, Ron vai viver com os avós maternos em Bremerton e inscreve-se na Escola Superior Helena.
No ano seguinte junta-se à unidade 163 de infantaria da Guarda Nacional de Montana.
Em maio de 28 Ron larga a escola e vai para Seattle viver com a tia.
Recebe autorização para visitar o seu pai e chega a Guam em 25 de julho. Aí, a mãe inicia a sua educação para o fazer passar o exame de entrada na Academia Naval Americana.
Nessa altura, ele e a mãe passam um ano a visitar a China.
Em 1929, com 18 anos, Ron não consegue entrar na Academia de Annapolis e o seu pai, agora estacionado no Hospital Noval de Washington, DC, inscreve-o na Escola Preparatória de Swavely em Manassas, para estudo intensivo. Aí se descobre que a visão deficiente de Ron o afastará da Academia Naval.
Em fevereiro de 1930, Ron entra na Escola de Engenharia da Universidade George Washington. Aí permanece durante dois anos não tendo terminado o curso. Inúmeros outros interesses ocupavam-lhe o tempo incluindo explorações, pilotar aviões, fotografia e filmagens.
Afirmou que, durante esse tempo, ganhou a vida escrevendo sobre esses e outros assuntos.
Gradualmente ganhou reputação e sucesso material como escritor de histórias de detetives, do faroeste e de mistério para magazines populares.
Aos 21 anos, Ron afirma ter iniciado a investigação preliminar para determinar o principio dinâmico da existência.
Aos 23 anos Ron casa com Margaret Louise Grubb (Polly). Vivem com muitas dificuldades, mas Ron começa a estudar a Pulp Fiction (romance de cordel) num esforço para entender o que o público quer ler. Depressa está a escrever entre 5 a 20 mil palavras por dia. A sua primeira história publicada, “Deus Verde” (Green God) aparece nas “Aventuras Misteriosas” (Thrilling Adventures). Rapidamente se seguem “O Detetive Fantasma” (Phanton Detective) e “Presas Marítimas (Sea Fang).
Em 7 de maio de 1934 nasce L. Ron Hubbard Jr.
Ron vai para Nova Iorque a fim de conhecer o mercado literário.
Encontra-se com escritores dessa época, conhecidos e desconhecidos. A competição é grande.
Em 1935 publica 10 novelas, 3 pequenas histórias e 3 livros não-ficção. Também escreve o guião para uma série, “O Segredo da Ilha do Tesouro”.
Embora ganhe mais tarde uma reputação como escritor de ficção científica, Ron escreveu muitas histórias do faroeste. Neste ano escreve, entre outros, “O Barão do Rio Coiote” (The Baron of Coyote River), um western, bem como “O Assassínio da Tocha Explosiva” (The Blow Torch Murder), um policial.
A 15 de janeiro de 1936 nasce Catherine May Hubbard.
Em 1937 Ron escreve a sua primeira novela de capa dura: “Brigadas de Camurça” (Buckskin Brigades).