O que é a Zona Livre
A Zona Livre ou Free Zone é um movimento que engloba todos os grupos que aceitam a filosofia geral e a tecnologia espiritual desenvolvida por Ronald Hubbard.
A "Free Zone" ou, como se chama por vezes, os "Independentes", não está de nenhum modo ligada à IdeC (Igreja de Cientologia).
Existem numerosos grupos através do mundo que fornecem serviços e alguns encontram-se mesmo registados legalmente como a Free Zone Association (Freie Zone e.V.) uma associação internacional registada na Alemanha (ver link).
A "Free Zone" auto gerou-se no início dos anos 80, mais exatamente quando o RTC (Religious Technology Center-Centro de Tecnologia Religiosa) e (segundo tudo indica) o governo dos EUA, tomaram conta da Igreja de Cientologia.
Isto teve lugar a partir de 1982, quando milhares de membros da IdeC abandonaram ou foram expulsos pelo RTC.
Em 1952, na palestra nº 20 do Curso de Doutoramento de Filadélfia, Ronald Hubbard afirmava (sic) :
"A Cientologia declinará e ficará menos útil para a humanidade, no dia em que se tornar no dono da forma de pensar. Não pensem que não o fará. Tem todas as condições para o fazer."
Noutra palestra dada em 6 de Junho de 1955, ele afirma:
"Quando olhamos para o futuro vemos que estamos a lidar com um material com potencial de controlar e dominar a humanidade, e que não se pode permitir a nenhum momento ser o monopólio ou a ferramenta de uns poucos em detrimento e desastre de muitos. E acredito que a liberdade dos materiais que conhecemos e compreendemos só é garantida pela leveza organizacional, por um máximo de pessoas, bom treino e uma boa transmissão de informação, fiável e sensata. Se fizermos isto venceremos. Mas se não formos capazes, mais cedo ou mais tarde a informação que temos tornar-se-á propriedade de uns poucos não confiáveis."
Na Zona Livre tentamos manter o velho espírito da Cientologia. Não precisamos de grandes organizações nem hierarquias. Na verdade, a melhor organização, para além da sabedoria, é um alto nível de amizade, competência e responsabilidade dos seus membros e pelos seus membros.
Para mais informações: franzgal@gmail.com